A História


"... acho que se este instrumento como um parafuso for bem feito - isto é, de linho, cujos poros sejam fechados com goma - e for girado rapidamente, o mencionado parafuso fará suas espirais no ar e alçar-se-a ao alto".

- Leonardo Da Vinci

HELIX (espiral) + APTERON (asa)

Apesar das desvantagens, pelo custo do treino de pilotos e complexidade mecânica de seus rotores; o que resulta em custo operacional muito elevado que os avião de asa fixa, relativo a ton/km. Também apresenta limitações em relação a velocidade e altura máxima em que pode operar.

Porém, possui grande vantagem, por não precisar de pista de rolagem, além de manter-se suspenso pairando. Sendo assim, uma nação não possuir esta tecnologia dificultaria a área militar, principalmente para transporte de cargas pesadas, ataque, guerra anti-submarina, etc.

Atualmente, cada vez mais evoluídos, com funções bem desenvolvidas, podendo elevar pesos, possuírem variados tipos de armamentos, serem feitos de um material mais resistente, contando com os mais sofisticados equipamentos de controle aéreo, garantindo, assim, sua sobrevivência em campos de batalha.


440 AC Chineses

Um brinquedo, conhecido até os dias de hoje, feito de pena até o final de uma haste, a qual era girada rapidamente entre as mãos, gerando sustentação para elevar-se ao alto em vôo livre. Provavelmente os principios de autorrotação da Sycamore foram inspirados nesta teoria chinesa.



1483 Leonardo Da Vinci

Talvez o princípio de acençào vertical remonte uma época ainda antiga a Da Vinci, tendo suas origens no "Princípio do Empuxo" de Arquimedes.

No final do século XV, em 1438, Leonardo Da Vinci, um italiano, artista, arquiteto e engenheiro, elaborou vários projetos, sendo o melhor descrito, um "Parafuso Helicoidal", mais tarde denominada de "A Hélice de Da Vinci"; que nada mais era que um mecanismo de mola, constando de uma asa espiral, com um eixo central, englodando assim, os princípios básicos dos helicopteros atuais.


Deste modo Da Vinci acidentalmente a fama de ter inventado o helicóptero.



1754 Mikail V. Lomonosov

Entretanto, passaram-se 271 anos até que em 1754 Mikail V. Lomonosov, o "pai da ciência russa", demonstrasse um modelo auto-acionado de uma hélice ascensora, à Academia de Ciências Russas, que assim descreveu a sua invenção: "... o honorário conselho Lomonosov demostrou sua invenção denominada aerodinâmica a ser usadapara a finalidade de pressionar o ar por meio de asas giradas horizontalmente nas direções opostas, pela função de uma mola do tipo usada em relógios, a fim de alçar a máquina às camadas superiores do ar".

Em 1768, o matemático francês J. P. Pancton publicou um tratado denominado de "Teoria do parafuso de Arquimedes", onde descrevia uma máquina voadora acionada pelo homem por duas hélices, uma para sustentação da máquina no vôo e outra para fornecer propulsão para frente. Tal projeto era inconcebível, mas levou os europeus a discutirem e construírem máquinas voadoras que pudessem decolar e aterrizar verticalmente, algumas das quais podem até ter flutuado no ar.





1843 George Cayley

Sir George Cayley, uma das pessoas mais importantes na história da aeronáutica. Muitos conseideram como o primeiro cientista investigador aéreo, a entender realmente as bases das forças envolvidas no vôo. Em 1796, construiu o seu primeiro invento aéreo, uma modelo de helicóptero com rotores contra-rotativos. Três anos depois, Cayley inscreveu um medalhão de prata, tendo numa face um esquema das forças primárias que envolvem um vôo, e no outro Cayley esquematizou seu desenho para um monoplano.

Em 1804 Cayley desenhou e construiu um modelo de monoplano com uma aparencia mais moderna.

Em 1843, apresentou um pequeno modelo de helicóptero caracterizado por dois suportes laterais gêmeos montados de cada lado a um par de rotores sobrepostos. A potência era fornecida aos rotores através de uma máquina pequena a vapor, muito embora o mesmo não fosse muito viável.